sexta-feira, 23 de maio de 2014

Exposição : Amazônia Mundi

Está em cartaz a exposição Amazonia Mundi no SESC Itaquera, leva um pedaço da selva Amazônica para todos contemplarem, exposição esta que já passou por diversos países entre eles: França, Suiça, Alemanha, EUA, Japão,Cingapura, Coréia do Sul e México.
 A exposição trás cores e os cheiros da região e apresenta ao público animais e plantas típicas e aborda também a cultura e os costumes dos povos indígenas.














O Sesc Itaquera fica Avenida Fernando do E. Santo Alves de Mattos, 1000. Mais informações pelo telefone (11) 2523-9200.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Rudolf Laban

Dançarino, coreógrafo, considerado como o maior teórico da dança do século XX e como o "pai da dança-teatro". Dedicou sua vida ao estudo e sistematização linguagem do movimento em seus diversos aspectos: criação, notação, apreciação e educação.

Segundo Laban (1980, cit. por Oliveira, 2009), o movimento tinha a perspectiva de como um processo onde os segmentos do corpo, das formas, do espaço e das relações se combinam, mas não formam o todo, sendo o todo mais do que as partes. Baseou-se no paradigma de que o movimento humano é sempre constituído dos mesmos elementos, quer seja na arte, no trabalho e no cotidiano diário, movimentos simples que se transformam em dança.

Em 1954 fundou o movimento Arte e Movimento de Laban, hoje é conhecido como Centro Laban para Movimento e Dança. Para Laban, a forma como nos movimentamos reflete a nossa personalidade. No Ser Humano existe uma relação muito próxima entre corpo e a “mente”. Na Europa, a Dançoterapia emerge a partir de discípulos de Laban.Durante sua vida Laban foi se associando a outros artistas e cientistas de todo o mundo. Sua teoria sobre os princípios do movimento humano fundamentou inúmeros trabalhos em dança, terapia, educação, saúde pública. 
A relação do corpo com o espaço físico, conhecê-lo, , utilizando: o espaço, peso, horário (súbito ou deferido) e o fluxo limite(contido) e livre . É  impressionante perceber a dança na perspectiva de Laban e com a simplicidade dos movimentos do nosso cotidiano.


Van Gogh


As obras de Van Gogh trazem uma riqueza de detalhes que impressiona. A técnica com o pincel, a escolha das cores e o jogo de luzes e sombras são algumas das características mais marcantes da obra do pintor holandês, que foi também um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas e sua genialidade só foi reconhecida após sua morte,infelizmente.
 O designer italiano Luca Agnani, que é especialista em formas tridimensionais e iluminação digital, fez alguma recriações com as  principais obras do artista , belíssimo o  trabalho de Agnani sobre as obras de Van Gogh.

Abaixo você confere o resultado:








**Imagens extraídas do  BuzzFeed

domingo, 18 de maio de 2014



Quem nunca se deparou com uma dessas nas praças da nossa grande São Paulo? É incrível.
Hoje nos deparamos com essas ilustres figuras transformando a arte em uma admirável estátua humana no Parque Ibirapuera. É uma sincronia incrível, realmente são "estátuas" rs.
Quem passava próximo ao portão 7 do Parque Ibirapuera pode contribuir com esses grandes artistas que fazem de um simples gestos o mais admiráveis possíveis. As crianças são as que mais se divertem, e ao depositar algum "agrado" e presenciar essas "estátuas" se mexendo, acabavam se assustando e achando SUPER engraçado ao mesmo tempo.
Vale a pena ver o sorriso de uma criança e ainda poder contribuir com um "trabalho" tão interessante, e que faz com que nossa mente saia da monotonia. Muito bacana!

Na OCA São Paulo no Parque Ibirapuera, encerra-se uma ótima exposição, para quem pode usufruir da cultura chinesa, hoje 18.05.2014.
Pela primeira vez foi exibido uma arte contemporânea chinesa, que reuniu mais de 110 obras de 62 artistas. Todas inéditassssssss!!!

A exposição traz uma grande variedade de obras, com diversos tipos de linguagens e médias artísticas, como pinturas, esculturas, instalações, fotografias, vídeos, site specifics, performances, arte têxtil e arte antigas. O acervo percorre diferentes tempos históricos da arte chinesa, contemplando desde obras de períodos dinásticos até seu momento mais contemporâneo, surgido após o ano 2000. (chinaartebrasil.com.br)


Valeu a pena para quem conferiu, e vai valer muita a pena quem for conferir em uma próxima oportunidade.
E finaliza mais uma ótima exposição sobre esporte no Parque Ibirapuera. Foram 3 dias de uma feira especializada em esportes radicais e turismo. O evento trouxe, para quem teve oportunidade, palestras, oficinas e, o melhor, deu a oportunidade aos visitantes que praticassem esportes radicais, como: parede de descala, skate, etc.
Fora isso, o evento trouxe diversos itens equipados para que adora uma aventura como, por exemplo, carros equipados com envelopamento de camuflagem, parachoque tubular, e rodas de liga leve (para quem entende rsrs). 

O evento foi muito bacana, vale a pena conferir em uma próxima oportunidade. Não perca a arte de ser radial.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Exposição : Brasil ofícios e saberes

A arte do ofício que foi passada de geração em geração, modo artesanal que mostra um pouco da nossa brasilidade espalhados pelo nosso Brasil afora.Modo artesanal de se fazer: goiabada, instrumentos musicais, queijos, comidas típicas, rendas e etc.
Está em exposição no Metrô Tatuapê "Brasil de ofícios e saberes, que divulga seis bens culturais registrados pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A exposição mostra através de vídeos, objetos e fotografias um mosaico de ofícios e saberes que estão integrados à cultura de diferentes estados brasileiros. são eles: Modos de fazer Bonecas Karajá – GO, TO, MT e PA; Ofício das Paneleiras de Goiabeiras – ES; Modo de Fazer Viola-de-Cocho – MT e MS; Ofício das Baianas de Acarajé – BA; Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas nas Regiões do Serro e das Serras da Canastra e do Salitre – MG; e Modo de Fazer Renda Irlandesa – SE.
A entrada é livre.

Confira algumas fotos: