sexta-feira, 23 de maio de 2014

Exposição : Amazônia Mundi

Está em cartaz a exposição Amazonia Mundi no SESC Itaquera, leva um pedaço da selva Amazônica para todos contemplarem, exposição esta que já passou por diversos países entre eles: França, Suiça, Alemanha, EUA, Japão,Cingapura, Coréia do Sul e México.
 A exposição trás cores e os cheiros da região e apresenta ao público animais e plantas típicas e aborda também a cultura e os costumes dos povos indígenas.














O Sesc Itaquera fica Avenida Fernando do E. Santo Alves de Mattos, 1000. Mais informações pelo telefone (11) 2523-9200.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Rudolf Laban

Dançarino, coreógrafo, considerado como o maior teórico da dança do século XX e como o "pai da dança-teatro". Dedicou sua vida ao estudo e sistematização linguagem do movimento em seus diversos aspectos: criação, notação, apreciação e educação.

Segundo Laban (1980, cit. por Oliveira, 2009), o movimento tinha a perspectiva de como um processo onde os segmentos do corpo, das formas, do espaço e das relações se combinam, mas não formam o todo, sendo o todo mais do que as partes. Baseou-se no paradigma de que o movimento humano é sempre constituído dos mesmos elementos, quer seja na arte, no trabalho e no cotidiano diário, movimentos simples que se transformam em dança.

Em 1954 fundou o movimento Arte e Movimento de Laban, hoje é conhecido como Centro Laban para Movimento e Dança. Para Laban, a forma como nos movimentamos reflete a nossa personalidade. No Ser Humano existe uma relação muito próxima entre corpo e a “mente”. Na Europa, a Dançoterapia emerge a partir de discípulos de Laban.Durante sua vida Laban foi se associando a outros artistas e cientistas de todo o mundo. Sua teoria sobre os princípios do movimento humano fundamentou inúmeros trabalhos em dança, terapia, educação, saúde pública. 
A relação do corpo com o espaço físico, conhecê-lo, , utilizando: o espaço, peso, horário (súbito ou deferido) e o fluxo limite(contido) e livre . É  impressionante perceber a dança na perspectiva de Laban e com a simplicidade dos movimentos do nosso cotidiano.


Van Gogh


As obras de Van Gogh trazem uma riqueza de detalhes que impressiona. A técnica com o pincel, a escolha das cores e o jogo de luzes e sombras são algumas das características mais marcantes da obra do pintor holandês, que foi também um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas e sua genialidade só foi reconhecida após sua morte,infelizmente.
 O designer italiano Luca Agnani, que é especialista em formas tridimensionais e iluminação digital, fez alguma recriações com as  principais obras do artista , belíssimo o  trabalho de Agnani sobre as obras de Van Gogh.

Abaixo você confere o resultado:








**Imagens extraídas do  BuzzFeed

domingo, 18 de maio de 2014



Quem nunca se deparou com uma dessas nas praças da nossa grande São Paulo? É incrível.
Hoje nos deparamos com essas ilustres figuras transformando a arte em uma admirável estátua humana no Parque Ibirapuera. É uma sincronia incrível, realmente são "estátuas" rs.
Quem passava próximo ao portão 7 do Parque Ibirapuera pode contribuir com esses grandes artistas que fazem de um simples gestos o mais admiráveis possíveis. As crianças são as que mais se divertem, e ao depositar algum "agrado" e presenciar essas "estátuas" se mexendo, acabavam se assustando e achando SUPER engraçado ao mesmo tempo.
Vale a pena ver o sorriso de uma criança e ainda poder contribuir com um "trabalho" tão interessante, e que faz com que nossa mente saia da monotonia. Muito bacana!

Na OCA São Paulo no Parque Ibirapuera, encerra-se uma ótima exposição, para quem pode usufruir da cultura chinesa, hoje 18.05.2014.
Pela primeira vez foi exibido uma arte contemporânea chinesa, que reuniu mais de 110 obras de 62 artistas. Todas inéditassssssss!!!

A exposição traz uma grande variedade de obras, com diversos tipos de linguagens e médias artísticas, como pinturas, esculturas, instalações, fotografias, vídeos, site specifics, performances, arte têxtil e arte antigas. O acervo percorre diferentes tempos históricos da arte chinesa, contemplando desde obras de períodos dinásticos até seu momento mais contemporâneo, surgido após o ano 2000. (chinaartebrasil.com.br)


Valeu a pena para quem conferiu, e vai valer muita a pena quem for conferir em uma próxima oportunidade.
E finaliza mais uma ótima exposição sobre esporte no Parque Ibirapuera. Foram 3 dias de uma feira especializada em esportes radicais e turismo. O evento trouxe, para quem teve oportunidade, palestras, oficinas e, o melhor, deu a oportunidade aos visitantes que praticassem esportes radicais, como: parede de descala, skate, etc.
Fora isso, o evento trouxe diversos itens equipados para que adora uma aventura como, por exemplo, carros equipados com envelopamento de camuflagem, parachoque tubular, e rodas de liga leve (para quem entende rsrs). 

O evento foi muito bacana, vale a pena conferir em uma próxima oportunidade. Não perca a arte de ser radial.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Exposição : Brasil ofícios e saberes

A arte do ofício que foi passada de geração em geração, modo artesanal que mostra um pouco da nossa brasilidade espalhados pelo nosso Brasil afora.Modo artesanal de se fazer: goiabada, instrumentos musicais, queijos, comidas típicas, rendas e etc.
Está em exposição no Metrô Tatuapê "Brasil de ofícios e saberes, que divulga seis bens culturais registrados pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A exposição mostra através de vídeos, objetos e fotografias um mosaico de ofícios e saberes que estão integrados à cultura de diferentes estados brasileiros. são eles: Modos de fazer Bonecas Karajá – GO, TO, MT e PA; Ofício das Paneleiras de Goiabeiras – ES; Modo de Fazer Viola-de-Cocho – MT e MS; Ofício das Baianas de Acarajé – BA; Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas nas Regiões do Serro e das Serras da Canastra e do Salitre – MG; e Modo de Fazer Renda Irlandesa – SE.
A entrada é livre.

Confira algumas fotos: 
















quarta-feira, 23 de abril de 2014

Evento em SP HOJE!



E falando em música, hoje no Centro Cultural SP , show gratuito .
Endereço : Rua Vergueiro,1000 - Paraíso- SP

Para quem não conhece \/


E.M.I.C.I.D.A

Enquanto Minha Imaginação Compor Insanidades Domino a Arte
A essa altura do campeonato, você provavelmente sabe algumas – ou todas – dessas coisas: que o Emicida afiou suas garras vencendo batalhas de rimas; que fez no esquema faça-você-mesmo singles e mixtapes e os vendeu de mão em mão até chegar às 30 mil cópias (até o agora, que é julho de 2011) ; que eternizou seu grito de guerra “A Rua é Nós” na cultura pop brasileira do século XXI; que fez bons clipes que garantiram visibilidade e têm milhões de plays no YouTube; que gravou com outros MCs, com funkeiros, roqueiros e sambistas; que tocou nos EUA; que seu falecido pai foi DJ de bailes Black; que conquistou a grande mídia especializada via mídia alternativa especializada e abriu uma possibilidade do rap estar de volta aos holofotes por aqui dum jeito que não acontecia há muito tempo; que montou seu time de trampo com o irmão e cantor Evandro Fióti e amigos de longa data e batizou a camarilha de Laboratório Fantasma; que gravou com produtores norte-americanos dos quais havia surrupiado uma base; que ele é profundamente influenciado por sua mãe, a Dona Jacira; que há quem o odeie; que ele não bebe ou fuma.
Mas, além de tudo isso, além dele ter entrado com a rua pelo seu computador e roubado sua atenção antes que você pudesse se dar conta, o que talvez ainda precise ser falado para além dos dados é que foi a perspectiva do Emicida a maior responsável por tudo que vem acontecendo. E isso da forma mais ampla possível, sua perspectiva como a sua arte do improviso: as maneiras de se comunicar diretamente com seu público em crescimento constante, com a mídia, e sua perspectiva de fazer música sem perder a noção que é preciso voltar ao começo a cada dia. Ouça atentamente e em ordem de lançamento suas músicas. O predicado maior do melhor do rap, que é transformar o cotidiano numa ficção crível e envolvente tem um colosso de exemplo na obra do Emicida. Sua capacidade de adaptação aos ambientes pelos quais circula, e a criação que ele consegue fazer a partir disso o colocam entre os grandes. Muito disso tudo, tanto em termos musicais quanto em matéria de negócios, vem também por ele ter entendido e colocado a levada (o que os norte-americanos tratam por “flow”) como a centralidade fundamental de suas composições. O balanço entre base, voz e letra, a malandragem da interpretação com os respiros e ataques. O rap brasileiro já apresentou e constantemente apresenta mestres da ginga vocal, mas o Emicida o faz sem que soe como malabarismo técnico. Ele faz com que coisas difíceis pareçam naturais, fluidas. E é assim que ele lida com a sua carreira também. Com afinco e gana – e de um jeito que as pessoas olham e o vêem no sapatinho. É porque o embaixador das ruas é o cara mais trabalhador do show business do Brasil.
Texto por André Maleronka.
fonte: site do Emicida / www.emicida.com


Música ♪

Música, música e música ♪♪♪
O que dizer da música, que acalma os corações, que mexe com os sentimentos, que expressam tantas emoções que muitas vezes não sabemos nem colocar para fora, nessas horas você ouve uma música que diz simplismente tudo que você está sentindo. A música que nos anima nos dias tristes, que toca na alma e nos faz refletir sobre a vida e nossas ações.
Além de ser totalmente assecível a qualquer pessoa, independente de seu nível social, ela alcança a todos, e marca nossas vidas, quem não tem uma música associada a uma situação que está na sua memória? Basta ouvi-la que você já estará lá revivendo tal momento. 
Tal importância, da música e de seus elementos - som, ritmo, melodia e harmonia usados na realbilitação física, mental e social de indíviduos ou grupos, a musicoterapia pesquisa a relação do homem com os sons para criar métodos terapêuticos que visam restabelecer o equilibrio físico, psicológico e social do indivíduo. Auxilia também alunos com dificuldades de apredizagem e na reabilitação de dependentes químicos e a reintegração social de menores infratores.
Grandes coisas tem feito a música em prol do bem-estar de todos! 
Seja para festejar,
Cantar ...
Encantar...
Alegrar...
Reconstruir...
Readaptar..
Harmonizar..

Extras :
Reportagem do G1 : Médicos enxergam resultado de musicoterapia no combate à dor
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/12/medicos-enxergam-resultado-de-musicoterapia-no-combate-dor.html


Abaixo uma linda declamação do poeta, compositor e cantor: Oswaldo Montenegro chamada metade, que fala sobre  seus sentimentos em relação a música e a vida. Aprecie sem moderação. 



Metade
Oswaldo Montenegro


Que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio
Que a morte de tudo em que acredito
Não me tape os ouvidos e a boca
Porque metade de mim é o que eu grito
A outra metade é silêncio
Que a música que ouço ao longe
Seja linda ainda que tristeza
Que a mulher que amo seja pra sempre amada
Mesmo que distante
Pois metade de mim é partida
A outra metade é saudade
Que as palavras que falo
Não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor
Apenas respeitadas como a única coisa
Que resta a um homem inundado de sentimentos
Pois metade de mim é o que ouço
A outra metade é o que calo
Que a minha vontade de ir embora
Se transforme na calma e na paz que mereço
Que a tensão que me corrói por dentro
Seja um dia recompensada
Porque metade de mim é o que penso
A outra metade um vulcão
Que o medo da solidão se afaste
E o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável
Que o espelho reflita meu rosto num doce sorriso
Que me lembro ter dado na infância
Pois metade de mim é a lembrança do que fui
A outra metade não sei
Que não seja preciso mais do que uma simples alegria
Pra me fazer aquietar o espírito
E que o seu silêncio me fale cada vez mais
Pois metade de mim é abrigo
A outra metade é cansaço
Que a arte me aponte uma resposta
Mesmo que ela mesma não saiba
E que ninguém a tente complicar
Pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Pois metade de mim é plateia
A outra metade é canção
Que a minha loucura seja perdoada
Pois metade de mim é amor
E a outra metade também.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ujQoUEdXr_8

Exposição : Amor, vida e morte

Amor, vida e morte

Em 2013 a São Paulo Companhia de Dança completou 5 anos de existência movidos pela paixão, decantados no amor e vividos intensamente no trabalho diário ao lado de inúmeras pessoas que partilham a dança da São Paulo.
Ao longo de qualquer caminhada pequenas mortes cotidianas nos acompanham, os opostos se ligam para refazer a própria idéia de uma vida na dança. Motivados por essas questões procuramos obras nas quais amor, vida e morte fossem matéria da criação. Estes temas abragentes falam da essência humana e estão presentes em várias obras dançadas no mundo todo e que agora dançamos também, como Petite Mort, de Jiri Kylián e Por Vos Muero, de Nacho Duato;  e nas três criações especiais para a SPCD: Romeu e Julieta, de Giovanni di Palma, Bachiana Nº1, de Rodrigo Pederneiras e Peekaboo, de Marco Goecke. Nesta exposição procuramos trazer imagens que revelam traços desses sentimentos, seja pela relação dos corpos no espaço , pela expressão do próprio movimento, dos rostos dos artistas ou pelo desenho do gesto de cada imagem. Cada foto registra um instante que existe plenamente na imagem, na memória de quem viu a obra ao vivo e agora neste fragmento de uma dança que você partilha conosco.

Crítica: Exposição linda, idéia ótima mesclar: amor, vida e morte; três fatores importantes em nossa existência e que ninguém pode fugir de nenhuma delas, e através da dança expressar sentimentos e emoções. 
Muito lindo!!! 

Onde? Na estação Sé em exposição, faça uma visita e conheça mais, confira algumas fotos: 






quinta-feira, 3 de abril de 2014

Arte da Arquitetura

Arte na  arquitetura

Quando nos deparamos com a Arquitetura de grandes monumentos espalhados  pelo mundo como: Pirâmides, Torre  Eiffel,Coliseu,a linda Igreja Sagrada família em Barcelona, Stonehenge ( as pedras mais famosas da Inglaterra)...Enfim entre tantos outros monumentos arquitetônicos,podemos apreciar a Arte nas construções, cada detalhe, a magnitude e a grandeza de cada uma delas, os vitrais,a história de cada lugar e o que o monumento significa para cada pessoa que o admira e para seu povo.
É fácil analisar e perceber as fases e o processo na arquitetura, desde as cavernas até hoje, a evolução que se teve é admirável e nos faz pensar como isso foi construído? Em qual período da história?  Qual tecnologia eles tinham para tamanha produção da arte?
Enfim surgem muitos questionamentos quando observamos com curiosidade a arte da arquitetura, ela está impregnada de formas,cores,texturas,moldes,materiais diversificados e significados variados.

Deu vontade de viajar agora !


Algumas fotos:

Coliseu de Roma

Igreja sagrada Família em Barcelona na Espanha, é considerada uma obra prima da arquitetura moderna catalã

A Torre que se localiza em Paris, é o monumento pago mais visitado do mundo e recebeu em 2011 mais de 7 milhões de pessoas.

Pirâmides do Egito


Stonehenge - na Ingleterra












terça-feira, 11 de março de 2014

Arte Urbana



A arte Urbana

 Arte Urbana é denominação para todo tipo de expressão criativa no espaço coletivo, que se faz no contexto Urbano à margem das instituições públicas, tais como: Pichação, grafite,Estêncil,stickers, cartazes lambe-lambe (também chamados postebombs), intervenções, instalações, flash mob e também estátuas vivas, músicos, malabaristas, palhaços e teatros de rua também englobam nessa Arte. Esse multiculturalismo que só SP nos oferece nos dá um grande aparato para essa arte quase que independente; hoje encontre seu espaço na Arte. 

Galerias em SP , oferecem exposições entre vários outros trabalhos artisticos , faça uma visita e conheça mais: 


QAZ Galeria de Arte
End.: Rua Mato Grosso, 306 – Higienópolis (Loja 09 – Térreo).
Horário de funcionamento: de terça à sexta, das 12h às 18h.
Tel.: (11) 2114-6697.
www.qazstreetart.com

Spray Galeria

End.: Rua Delfina, 112 - Vila Madalena.
Tel.: (11) 2476-2404.
Site: www.artbr.com.br/spraygaleria
Galeria Choque Cultural 
End.: Rua João Moura, 997 - Jardim Paulista.
Tel.: (11) 3061-4051.
www.choquecultural.com.br

Zipper Galeria

End.: Rua Estados Unidos, 1.494 - Jardins.
Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 10h às 19h; aos sábados, das 11h às 17h.
Tel.: (11) 4306-4306.
www.zippergaleria.com.br

Galeria Marília Razuk

End.: Rua Jerônimo da Veiga, 131 – Itaim Bibi.
Tel.: (11) 3079-0853.
www.galeriamariliarazuk.com.br

Galeria Almeida e Dale

End.: Rua caconde, 152 - Jardim Paulista.
Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 9h às 19h; aos sábados, das 10h às 13h.
Tel.: (11) 3887-7130.
www.almeidaedale.com.br

Casa Triângulo

End.: Rua Pais de Araújo, 77 – Itaim Bibi.
Tel.: (11) 3167-5621.
www.casatriangulo.com

Galeria Leme
End.: Av. Valdemar Ferreira, 130 – Butantã.
Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 10h às 19h; aos sábados, das 10h às 17h.
Tel.: (11) 3093-8184.
http://galerialeme.com


Mural no Jockey Club Brasileiro no Rio de Janeiro
                                                         

                                                                    A pichação paulista é unica no mundo.

  

 The lovers. Estêncil deBanksy, em Bristol,Inglaterra.

Graffiti
 A história do graffiti não é recente, tem origem no império romano através de inscrições feitas em paredes. Pode ser considerado graffiti qualquer tipo de desenhos, pinturas, inscrição caligrafada em um local, suporte ou objeto que normalmente não possui esta finalidade.O grafismos é a expressão de arte urbana mais lembrada quando queremos explicar o que é arte urbana, mas como já foi mostrado o graffiti é uma arte e não é a única arte urbana existente. Dentro do grafismos existem diversos tipos de técnicas .

           Graffiti urbano, criado pelo artista grafiteiro Rodrigo "Careca Beco RS", emPorto AlegreBrasil.



Bulldozers (escavadeiras) e tanques sobre a Fita de Moebius criada pelo italiano BLU, em Praga,2008.




Algumas das 100 melhores artes urbanas :



















Para mais informações consulte a pagina da Galeria de Arte Urbana (GAU)

http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/atrativos/pontos-turisticos/2871-galerias-de-arte
facebook: https://www.facebook.com/galeriadearteurbana

                                                      .